sábado, 7 de março de 2009

SOBRE A ARTISTA

GINA PFAU, UMA ARTISTA QUE EXPRESSA UMA LEITURA DEFINIDA E COMPLEXA. DEFINIDA, POR SABER EXPRESSAR EM SUA ARTE A NATUREZA tHUMANA...COMPLEXA, COMO TODA OBRA DE ARTE, QUE A CADA OLHAR, UM NOVO DETALHE É REVELADO, E ESTA COMPREENÇÃO DA OBRA, ESTÁ NOS OLHOS DE QUEM A VÊ.
O FEELING ARTÍSTICO DE GINA PFAU DESABROCHOU AOS 10 ANOS, NA PASSAGEM SILENCIOSA DA INFÂNCIA PARA A ADOLESCÊNCIA. DESDE ENTÃO ELA TEM SIDO AUTODIDATA, BUSCANDO MANIFESTAR SUA LINGUAGEM ATRAVÉS DE ENSAIOS OUSADOS E PROFUNDAMENTE DETALHADOS, DE MODO A PROJETAR NA MENTE DE QUEM A VÊ UMA SENSAÇÃO DE PRAZER E MISTÉRIO.
A ARTISTA FORMOU-SE EM ARTES PLÁSTICAS PELA FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE BLUMENAU E TRABALHOU DURANTE LONGOS ANOS COM CRIANÇAS EM UMA ESCOLA DE ARTES. ATUALMENTE DESENVOLVE UM PROJETO OUSADO, CORAJOSO E MUITO, MAS MUITO PRAZEROSO DE TERAPIA OCUPACIONAL COM IDOSOS, EM UMA CASA ASILAR NO MUNICÍPIO DE BLUMENAU, SUA CIDADE DE ORIGEM E ONDE SEMPRE RESIDIU.
SEU LEQUE ARTÍSTICO TAMBÉM MIGROU PARA CAMPOS ONDE A VEIA ARTÍSTICA NÃO ENCONTROU MORADA FIXA, QUE FORAM NA ÁREA DA DECORAÇÃO DE FESTAS À ESCULTURA. TAMBÉM NA PINTURA PASSOU POR VÁRIOS EXPERIMENTOS COM TÉCNICAS E MATERIAS DIVERSOS, COMO NANQUIM, CRAYON, ÓLEO, PASTEL E CARVÃO. E FINALMENTE, O QUE MAIS TEM REVELADO AFINIDADE E PAIXÃO PELA ARTE EM SUAS OBRAS, TEM SIDO O LÁPIS AQUARELADO, O NANQUIM E O BICO DE PENA.
NA UTILIZAÇÃO DAS CORES A ARTISTA RADICALIZA. FASES COM CORES VIVAS...FASES COM O PRETO E BRANCO...SÃO OS MÍSTÉRIOS DA ARTISTA!
SUAS LINGUAGENS PASSARAM PELO ABSTRATO, DESENHO CHINÊS, ARTES SACRAS, MANDALAS, ENTRE OUTRAS.
GINA É UMA PESSOA DELICADA, CRIATIVA, PERFECCIONISTA E INTUITIVA. OS TRAÇOS DE SUA PERSONALIDADE SÃO TRADUZIDOS COM PERFEIÇÃO EM SUAS OBRAS. E O TRAÇADO DE SEUS TRABALHOS SÃO FRUTO DE SUAS EMOÇÕES, DAS BATIDAS ORA FORTES, ORA MAIS LENTAS DE SEU CORAÇÃO...PURA MAGIA E EMOÇÃO!
PARA A ARTISTA SUAS OBRAS SÃO PARTE INTEGRANTES DE SUA VIDA. TEM SENTIMENTO DE PERDA QUANDO ESTÁ PRESTES A FINALIZAR UM TRABALHO. LIDA COM ESTE SENTIMENTO COM A MESMA SENSAÇÃO DE UMA MÃE COM SEU FILHO. PORÉM, EM CONTRAPARTIDA ACREDITA, QUE COMO UM FILHO QUE SEGUE SEU CAMINHO, SUA VIDA, A OBRA É CRIADA PARA O MUNDO, PARA AS PESSOAS, AFINAL, É ATRAVÉS DELA E DE SERES ESPECIAIS COMO GINA PFAU QUE O MUNDO TANTAS VEZES NOS PARECE TÃO BELO, TÃO LEVE, TÃO FASCINANTE.

Um comentário:

TerezaPfau disse...

Ola Gina,
Parabens por seus brilhantes trabalhos, vc è realmente una PFAU como eu, sou Tereza Pfau, somos sem duvida parentes e nao nos conhecemos, nasci em Florianopolis, atualmente moro na Italia e faço trabalhos artisticos, respiro arte, nao posso viver sem criar. Um grande beijo.
Tereza Pfau
http://tereza.velas.nafoto.net